segunda-feira, 27 de março de 2017

O efeito Lolla, o jogo de palavras que deu certo. Lula vem aí!

Neste último final de semana aconteceu em São Paulo o tradicional evento musical Lollapalooza, que reúne grandes bandas de rock nacional e internacional. O evento é também reconhecido pelo seu público jovem, classe média e classe média alta, uma vez que, os preços dos ingressos beiram o salário mínimo. Além dos shows se pôde ver parte da plateia aproveitar o espaço para manifestações políticas ao gritarem “OLÊ OLÊ OLÁ LULA LULA”. Gritaram Lula no Lolla, parece que o jogo de palavras deu certo.



Este texto não pretende dizer que os jovens não deveriam fazer atos políticos em festivais. Pelo contrário, estes eventos com grande aglomerado de pessoas é uma perfeita oportunidade para se militar, isso se chama democracia. O problema não é a militância, mas para quem se milita! Jovens de classe média alta, que por essa razão, deveriam ser bem instruídos, defenderem a volta de um político envolvido em inúmeros casos de corrupção. Mas porque Lula ainda tem força?

Primeiro, chegamos a uma situação tão deplorável em termos éticos na política, que Lula e o PT são apenas parte do “rolo” todo, e isso acaba por amenizar a imagem ruim do ex-presidente. Segundo, a falta de opções na renovação política é tão absurda, que os velhos caciques ainda são as apostas da sociedade. Terceiro, o PT, com toda decaída que sofreu, ainda consegue respirar, por saberem fazer grande e maciça oposição e serem mestres na área do marketing.

Se existe algo que devemos admirar no PT é esta capacidade de fazer oposição e ainda fazer o fazer o marketing próprio. Foi assim na época do FHC, criticando o plano real, mas depois usufruindo da estabilização econômica para realizar os planos sociais que objetivava. Agora com o Temer, se valem das reformas econômicas necessárias, ainda que muitos pontos devam ser discutidos em todas elas, para dizerem que o governo Temer está dizimando os direitos sociais. Uma tremenda “lorota” comprada por muitos, e dentre esses muitos, grande parte do público do Lollapalooza.

O marketing petista se baseia na velha retórica maniqueísta do “nós” contra “eles”. Há muito tempo eles entranharam na sociedade a ideia de que sem eles não há políticas públicas para os mais pobres e, muito menos, para as minorias. Em outras palavras, o PT instrumentaliza o pensamento de esquerda. Em relação aos fatos, pode-se até dizer que o governo petista olhou para os mais necessitados, no entanto, o governo para as “partes” se esqueceu do macro, e deixou a economia, que é a base de todas reformas sociais, ir por água abaixo.

O que estes jovens, sustentados pelo pensamento de esquerda ultrapassado dentro das universidades, não percebem é que acima do discurso “cool” petista existe a necessidade do compromisso econômico, ético e democrático. O PT se esqueceu das conquistas econômicas do país, e a Lava-Jato vem provar que o PT, assim como outros, também desprezou a ética e a democracia no país!

O PMDB e seus membros também citados na Lava-Jato mostram o quanto nosso país está infestado pela corrupção. Mas há que se relevar que Temer está tendo coragem de tentar reformar que, à primeira vista, são impopulares. Muitos intelectuais alegam que falta ao PT a autocritica. Sem dúvida este é um fato negado por detrás da prepotência inerente a Lula e aos “lulistas”. Mas há também a autocritica que nenhum partido brasileiro parece fazer: reconhecer que o PT sabe fazer política, consegue se ramificar dentro das universidades e sabe enaltecer seus atos como ninguém. Temer, por exemplo, não sabe dialogar com a sociedade, não sabe fazer o marketing próprio e seus discursos conservadores degradam sua imagem!


Diante deste cenário apresentado, que bem ou mal é essencial a política, o PT que foi duramente derrotado nas últimas eleições ainda respira, e Lula surge como alternativa em relação ao impopular governo Temer nas próximas eleições. Jovens em um evento de elite gritaram OLÊ OLÊ OLÁ LULA LULA”. Os gritos parecem ingênuos, mas enquanto os outros partidos não aprenderem fazer política como o PT, a tendência é que estes gritos cresçam e desperte a “jararaca” que estava enfraquecida! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário